GESTÃO LEGAL E MARKETING JURÍDICO

A AATPR ouviu Lara Selem e Rodrigo Bertozzi, precursores em Gestão Legal e do Marketing Jurídico no Brasil.

A AATPR & Você ouviu Lara Selem e Rodrigo Bertozzi, precursores em Gestão Legal e do Marketing Jurídico no Brasil.

Na entrevista exclusiva, confira da realidade à prática, quais pontos são fundamentais  para avanços no seu escritório trabalhista.

Sobre os quatro pilares da Advocacia de Ponta: Pessoas, Marketing jurídico, Finanças, Produção Jurídica. Como mapear e implementar na banca trabalhista?

Como se inicia, permeia e executa um planejamento estratégico? No plano, decida quais os indicadores de desempenho terão para os próximos 12 meses como faturamento, lucratividade, despesa, produção intelectual, atração de clientes, propostas enviadas x propostas fechadas, meta de 48h antes do prazo fatal e assim por diante.

O ponto de partida é mapear a situação atual do escritório em cada pilar, identificando forças, fraquezas, oportunidades e ameaças específicas.

Na advocacia trabalhista, isso pode incluir a análise de produtividade da equipe jurídica, estratégias de captação de clientes, saúde financeira e eficiência nos fluxos de trabalho.

É fundamental engajar a equipe em workshops de planejamento para criar um plano coeso que inclua cronogramas, responsáveis  e indicadores de performance.

A implementação requer acompanhamento rigoroso, reuniões   de   revisão   e   ajustes    contínuos. E o resultado é a expansão da advocacia trabalhista e a diferenciação no mercado.

O planejamento estratégico é executado com metas SMART (específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais), revisado periodicamente para ajustes.

Como o marketing jurídico propicia ao escritório uma dimensão maior e diferenciada que o da concorrência? E como fortalecer a reputação jurídica e o relacionamento com o cliente?

O marketing jurídico posiciona o escritório como referência em seu segmento ao comunicar claramente o valor que entrega aos clientes.

Produzir conteúdos relevantes, como artigos e palestras, aumenta a visibilidade e reforça a autoridade do escritório no mercado.

O posicionamento é a matéria mais relevante dos últimos 20 anos! Ou seja, é sair de uma comunicação generalista para a posicionada. 

Na empresarial, é definir os nichos setoriais como saúde, metalmecânico, químico, tecnológico, e então criar conteúdos direcionados para eles na linguagem do setor.

Isto aproxima sua advocacia, afunila a comunicação e a torna diferenciada da concorrência que insiste em ser generalista.

Na advocacia pessoa física, são os perfis profissionais como caminhoneiros, portuários, gestores hospitalares ou bancários. Ao decidir o público-alvo, o marketing é mais efetivo e assim somos contratados em maior número pelo mesmo ecossistema.

Em suma, ao se decidir pelo posicionamento o escritório rompe a bolha e passa a ser contratado nacionalmente, protegendo melhor seus honorários. Já a reputação é fortalecida pela consistência: entregar o que se promete e ir além nas expectativas do cliente.

O relacionamento é construído com proximidade, escuta ativa e personalização do atendimento, mostrando que cada cliente é único e importante.

A consistência na entrega de resultados e a transparência no atendimento são indispensáveis. Relacionamentos baseados em confiança são cultivados por meio de uma comunicação clara e empática.

Liderança, criatividade e visão de longo prazo. Como influenciar a criação do pensamento estratégico no escritório em seus sócios, equipe jurídica e administrativa? Como estabelecer um programa de desenvolvimento profissional contínuo?

O pensamento estratégico começa na liderança. Sócios e gestores precisam ser os primeiros a incorporar a visão de longo prazo, com ações práticas como reuniões de planejamento, estabelecimento de metas claras e comunicação constante com a equipe.

A liderança estratégica nasce do exemplo. Ao alinhar visão e valores aos resultados esperados, os sócios devem demonstrar comprometimento com o futuro.

Para criar um programa de desenvolvimento contínuo, invista em treinamentos, mentorias internas e externas, e promova uma cultura de feedback construtivo.

É importante alinhar os objetivos de desenvolvimento individual com as metas estratégicas do escritório.

Ofereça capacitação em áreas como inovação, gestão de pessoas e tecnologia aplicada ao direito.

A criação de fóruns internos, como reuniões para brainstorming, e a promoção de lideranças emergentes são práticas eficazes.

Um programa de desenvolvimento contínuo inclui coaching, workshops e avaliações periódicas de desempenho, vinculando os objetivos individuais aos da organização.

Caso de uso: Uma ideia simples são os sócios criarem o projeto de mentoria interno: uma vez por mês treinamento formal para a equipe (reduz erros, aumenta a produtividade e amplia a liderança).

Na mentoria crie uma política de portas abertas para atender membros da equipe com hora marcada, assim reduzimos o ruído interno e fidelizamos o público interno.

Poderiam enumerar algumas dicas práticas da aplicação do marketing jurídico ético?

Existe um conjunto prático de medidas que se mostram funcionais há 20 anos e servem para ambas as advocacias trabalhistas.

– Criar o contato com seus clientes ativos, trabalhar para que recebem contatos frequentes do escritório, como disparo de boletim informativo mensal.

– Em média de 60% a 80% dos clientes chegam por indicação direta ou indireta. A primeira medida é fidelizar a base de clientes mais relevantes da banca.  Faça vídeos temáticos para encaminhar via whatsApp.

– Na advocacia pessoa física, tenha uma forte atuação nas mídias sociais, os retornos têm sido excelentes. Desenvolva um método de construção de conteúdo produtivo. Grave os vídeos de uma vez só na sexta-feira à tarde para ir soltando aos poucos no Instagram e LinkedIn.

– Na advocacia empresarial, desenvolva eventos com foco em diretores e gerentes de pessoas. Eles são os principais indicadores internos de advogados juntamente com o departamento jurídico.

– Desenvolva um manual de procedimentos para atendimento e gestão do cliente desde o momento do fechamento do contrato.

– Seja criativo, como criar web série com 3 episódios adaptados para cada tipo de mídia social.

– Produza conteúdos educacionais sem promessas de resultados jurídicos específicos para fortalecer o posicionamento setorial (trabalhista empresarial) e profissional (trabalhista pessoa física).

– Crie conteúdo relevante que eduque o público nos múltiplos canais midiáticos.

– Explore o poder da imprensa para tornar-se uma fonte para entrevistas nos meios de comunicação e construir a reputação de uma advocacia trabalhista de alta expertise.

De que modo o marketing jurídico pode conduzir os escritórios à excelência dos serviços dentro do seu foco e segmento, garantindo a visão do advogado especialista? Como ele atua na capacidade de descobrir carências e oportunidades dos clientes?

O marketing jurídico ajuda a refinar o posicionamento do escritório, destacando sua especialização e diferenciais.

Ao se comunicar de forma estratégica com o público-alvo, o escritório atrai casos mais alinhados com sua expertise, o que resulta em maior eficiência e qualidade no atendimento.

Além disso, por meio de interações com o público – como webinars, workshops e consultas informais – é possível identificar necessidades latentes e ajustar os serviços oferecidos.

A escuta ativa, combinada com uma análise estratégica das demandas do mercado, guia a oferta de soluções personalizadas.

O marketing jurídico, bem conduzido, reforça o posicionamento de especialista. Ele utiliza dados de mercado e feedbacks para identificar áreas de oportunidade.

Além disso, estratégias de segmentação ajudam a adaptar soluções específicas às necessidades dos clientes, fortalecendo a percepção de valor.

Em suas consultorias, existe a tese do advogado proativo, como um consultor estratégico, de atuação preventiva, e não simplesmente reativo e orientado a litígios. Quais os passos para um advogado ser um conselheiro nas empresas onde atua, influindo, por exemplo, na cadeia produtiva de uma organização?

O primeiro passo é conhecer profundamente o negócio do cliente, incluindo seus processos, objetivos e desafios.

Em seguida, o advogado deve mapear riscos jurídicos e propor soluções preventivas, como ajustes em contratos, compliance trabalhista e programas de governança corporativa.

É essencial adotar uma abordagem consultiva, apresentando dados e insights que justifiquem mudanças estratégicas na empresa.

O advogado conselheiro deve ser um parceiro ativo na tomada de decisões, participando de reuniões estratégicas e alinhando as soluções jurídicas aos objetivos de longo prazo da organização.

Ser proativo exige uma postura de aprendizado contínuo e de entrega de valor além do jurídico.

O cliente não é mais fiel como no passado. O relacionamento entre clientes e advogados está se baseando em resultados, satisfação com o atendimento recebido em todos os níveis (de sócio a estagiário), no equilíbrio de custo-benefício dos contratos de honorários e na qualidade do serviço jurídico prestado. Onde entra a inovação e o advogado apto às novas exigências de mercado?

A pós-pandemia tornou a competição nacional, mesmo para advogados em cidades pequenas. Eles não disputam mais somente com outros profissionais da região, pois os clientes passaram as contratar advogados em qualquer lugar do Brasil.

O fenômeno se explica pela facilidade on-line, mas principalmente pelo posicionamento.

Um exemplo é o mercado bancário, que vem perdendo postos para a digitalização das agências. Se o escritório sabe se comunicar com este público específico, a diferenciação ocorre e o bancário irá contratar o escritório, não importando a geolocalização.

Tudo está mudando rapidamente! Sua advocacia precisa inovar com o uso da inteligência artificial, copilot, ChatGPT e claude-3 são uma realidade em ascensão nas advocacias trabalhistas em busca de produtividade e comunicação via Chat Bots para clientes.

A inovação é indispensável para atender às expectativas dos clientes. Ferramentas de gestão de processos, automação de tarefas e análise de dados aumentam a eficiência e reduzem custos, garantindo competitividade.

A inovação se traduz no uso de tecnologias, como softwares de gestão e inteligência artificial, que aumentam a eficiência e reduzem custos.

O advogado moderno precisa ser flexível e capacitado para entregar mais que resultados: ele deve proporcionar uma experiência diferenciada. Isso inclui atendimento humanizado, transparência e uma comunicação que demonstre empatia e compreensão do cliente.

O advogado apto às novas exigências é aquele que combina expertise técnica com habilidades interpessoais e visão estratégica.

Ele deve ser capaz de traduzir soluções jurídicas em resultados concretos para o cliente, oferecer transparência e cultivar relacionamentos de confiança, sempre buscando formas de agregar valor além do esperado.

Lara Selem

Advogada, Escritora, Palestrante, Mentora, Conselheira e Consultora em Gestão de Serviços Jurídicos especialista em Sociedades de Advogados e Planejamento Estratégico. Executive MBA pela Baldwin Wallace College (EUA), especialista em Gestão de Serviços Jurídicos pela FGV-EDESP (São Paulo, SP), em Liderança de Empresas de Serviços Profissionais pela Harvard Business School (EUA), e em Psicologia Transpessoal (Unipaz). Foi Presidente da Comissão Especial de Gestão, Empreendedorismo e Inovação do Conselho Federal da OAB (2019-2021). Diretora Executiva do Instituto Internacional de Gestão Legal. Membro da Association of Legal Administrators (2009-2022), e do International Relations Committee da mesma instituição (2018-2021). Coordenadora do MBA Internacional em Gestão de Escritório de Advocacia da Faculdade Baiana de Direito.

Autora dos livros “Advocacia: Gestão, Marketing & Outras Lendas” (Consulex, 2009), “Gestão de Escritório” (Consulex, 2008), “A Reinvenção da Advocacia” (Forense/Fundo de Cultura, 2005), “A Nova Reinvenção da Advocacia: a bíblia da gestão legal no Brasil” (Juruá, 2014), “Gestão Judiciária Estratégica” (ESMARN, 2004), “Estratégia na Advocacia” (5a Ed., Juruá, 2023), “365 Frases para Impulsionar sua Advocacia” (Juruá, 2017) e “Talent in the Legal Profession: how to attract, retain and engage top talent” (Globe Law and Business, 2024). Co-coordenadora da obra “Gestão, Empreendedorismo e Inovação na Advocacia” (Juruá, 2021), “Gestão Estratégica do Departamento Jurídico Moderno” (Juruá, 2010) e “Advocacia do Futuro” (Juruá, 2017).

Rodrigo Bertozzi

Pioneiro em marketing jurídico no Brasil, especialista em inteligência artificial e estrategista de negócios. Com uma trajetória de mais de 25 anos, já coordenou projetos para mais de 1.200 escritórios de advocacia, impactando diretamente o crescimento e a gestão estratégica de bancas em todo o país. Autor de 21 livros, incluindo clássicos como “A Nova Reinvenção da Advocacia”, “Marketing Jurídico Essencial”, “Advocacia e as Leis do Relacionamento com os Clientes”, “Marketing Jurídico e a Inteligência Artificial” e “A Nova Era das Marcas Jurídicas”, que são referência em marketing jurídico e gestão de escritórios. Reconhecido no ranking da Leaders League Brasil como especialista em marketing e desenvolvimento de negócios para advogados. Palestrante, professor e mentor, com contribuições notáveis em cursos e eventos que conectam tecnologia e o universo jurídico.

Notícias AATPR

CAMILA KAPP

Conselho Fiscal da Associação dos Advogados Trabalhistas (AATPR) – Gestão 2023-2025.

Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) em 2006.

JOSÉ ROBERTO ABAGGE FILHO

Conselho Fiscal da Associação dos Advogados Trabalhistas (AATPR) – Gestão 2023-2025.

Bacharel em Direito pela Universidade Positivo em 2007.

 

Pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pelo Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA) em 2010.

 

Integrou o Grupo de Estudos de Direito de Trabalho na Escola Superior da Advocacia em 2011.

 

Membro designado da “Comissão de Direito do Trabalho”, da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná, pelo triênio 2019-2021.

MANUELA STORTI PINTO SILVEIRA DE MIRANDA

Conselho Geral da Associação dos Advogados Trabalhistas (AATPR) – Gestão 2023-2025.

Graduada em Direito pelo Centro Universitário Curitiba – Faculdade de Direito Curitiba (2008).

 

Pós-Graduada em Direito e Processo do Trabalho e Direito Previdenciário – Escola da Associação dos Magistrados do Trabalho do Paraná (2019).

 

Membro da Comissão de Direito do Trabalho da OAB-PR (2019-2021 e 2022-2024).

 

Membro da Associação dos Advogados Trabalhistas do Paraná (AATPR).

MIRIAM OLIVIA KNOPIK FERRAZ

Conselho Geral da Associação dos Advogados Trabalhistas (AATPR) – Gestão 2023-2025.

Doutoranda em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) com dupla titulação em Dottorato di Ricerca na Universidade de Roma Sapienza – La Sapienza.

 

Membro da Delegação Brasileira da Sociedade Internacional de Direito do Trabalho e Seguridade Social.

 

Membro do Grupo de Estudos de Análise Econômica do Direito da PUC-PR.

 

Professora da FAE Centro Universitário.

 

Membro da Comissão de Direito do Trabalho, Direitos Culturais, e de Direito Empresarial da OAB-PR.

THIAGO OLIVEIRA AGUSTINHO

2o. Secretário da Associação dos Advogados Trabalhistas (AATPR) – Gestão 2023-2025.

Advogado formado pelo UNIBRASIL em 2012.

ARIEL MEDEIROS GRACIA VIANNA

Conselho Geral da Associação dos Advogados Trabalhistas (AATPR) – Gestão 2023-2025.

Advogado, pós-graduado lato sensu em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho (2019) e Direito Empresarial (2021) pelo Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA.

 

Mestrando em Direito na Universidade Nove de Julho.

 

Professor de Processo do Trabalho na graduação em Direito da Universidade Nove de Julho e professor convidado da ESA-PR.

 

Ocupou as funções de Secretário (2019-2021) e Membro Relator (2022-2024) na Comissão de Direito do Trabalho da OAB-PR.

 

Ouvidor da Associação dos Advogados Trabalhistas do Paraná – AATPR (2021-2023).

 

Membro da Sociedade Internacional de Direito do Trabalho e Seguridade Social – seção Brasil de Jovens Juristas.

Célio P. Oliveira Neto

Conselho Fiscal

Advogado, Pós-Doutorando pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto.
Doutor, Mestre e Especialista em Direito do Trabalho pela PUC/SP. Pesquisador GETRAB/USP.
Professor convidado de diversos cursos de pós-graduação. Conselheiro da Associação dos Advogados Trabalhistas do Paraná. Membro da CANATRA, da Cielo e do IBDSCJ.

Coordenador do Conselho de Relações do Trabalho da Associação Comercial do Paraná. Membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH/PR).

Diretor Jurídico da Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades. Vice-Presidente da Comissão da Agenda 2030 do Instituto dos Advogados Brasileiros.

Presidente do Instituto Mundo do Trabalho. Autor de livros e artigos científicos.

MARCELO RODRIGUES DE ALMEIDA

Conselho Fiscal da Associação dos Advogados Trabalhistas (AATPR) – Gestão 2023-2025.

Formado na Universidade Estadual de Ponta Grossa em 1993.

 

Especialização em Direito Processual pelas Faculdades Positivo em 1995.

 

Advogado em Foz do Iguaçu.

 

Vice-presidente da OAB Subseção de Foz do Iguaçu (gestão 2004-2006).

 

Delegado da Caixa de Assistência dos Advogados (gestão 2007-2009).

 

Tesoureiro da OAB-Foz do Iguaçu (gestão 2019-2021).

 

Ex-professor da UNIFOZ e da UNIOESTE.

SUZANA VALDENIR PERBONI

Conselho Geral da Associação dos Advogados Trabalhistas (AATPR) – Gestão 2023-2025.

Advogada trabalhista e previdenciária, com atuação na cidade de Cascavel-PR e região há 20 anos.

 

Pós-graduada em Direito e processo do trabalho, Direito constitucional e Direito latu senso/Escola da Magistratura Estadual.

 

Diretora da Caixa de Assistência dos Advogados na gestão 2019-2021.

 

Diretora da Cultura da AATPR na gestão 2021-2023.

 

Relatora do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-PR.

THIAGO ESPERANÇA PELANDRÉ

Conselho Geral da Associação dos Advogados Trabalhistas (AATPR) – Gestão 2023-2025.

Advogado graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 2007.

 

Pós-graduado em Direito Empresarial e Cívil em 2010.

 

Pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pela ABDConst em 2019.

 

Conselheiro Fiscal da Associação dos Advogados Trabalhistas do Paraná – Gestão 2021-2023.

Carlos Zucolotto Junior

Conselho Fiscal

Advogado em Curitiba.
Diretor Jurídico da CNTur e da Feturismo/PR. Cofounder de startups.
Atualmente Conselheiro da AATPR – Associação dos Advogados Trabalhistas do Paraná e outros cargos em gestões anteriores.
Pós-graduado pela Escola Superior de Magistratura do Estado do Paraná – EMAP.

Pós-graduado e especialista em Direito Processual pelo Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos – IBEJ. Pós-graduado e especialista em Direito Processual do Trabalho pela Faculdade de Direito de Curitiba. Certificate em Transformação Digital – Ensino Einstein.

Daltro Marcelo Maronezi

Conselho Geral

Advogado formado pela Universidade Tuiuti do Paraná em 1998.
Vice-Presidente da AATPR gestão 2019-2021.

Membro da Comissão de Direito Desportivo OAB-PR.

Agente Intermediário CBF – Confederação Brasileira de Futebol.  

Rocheli Mota Cardoso Silveira

Conselho Geral

Advogada formada pela PUC/PR em 1992. Pós-graduação pelo Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos – IBEJ – Curso de Pós-Graduação Latu Sensu em Direito processual Civil.
Pós-Graduação Latu Sensu em Direito do Trabalho pela PUC/PR. Curso Preparatório para Magistratura pela Associação dos Magistrados do Trabalho do Paraná. Curso de Pós-Graduação Latu Sensu em Direito Civil – Contratos pela PUC/PR.
Atualização Reforma Trabalhista – APEJ – Academia Paranaense de Estudos Jurídicos, Curitiba-PR. Prática de iniciação à advocacia previdenciária, ESA – OAB-PR Escola Superior da Advocacia, Curitiba-PR.
Cursando MBA pela FGV em Gestão Saúde. Gerente Jurídica da Irmandade Santa Casa de Misericórdia Curitiba.

ANDRÉ GONÇALVES ZIPPERER

2o. Tesoureiro da Associação dos Advogados Trabalhistas (AATPR) – Gestão 2023-2025.

Advogado trabalhista, Mestre, Doutor em Direito pela PUC-PR, sendo bolsista da CAPES.

 

Pesquisador da USP/Getrab. Professor convidado de diversos cursos de pós-graduação. Membro do Instituto dos Advogados do Paraná (IAP) e do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB).

 

Conselheiro membro do Conselho de relações do trabalho da Associação Comercial do Paraná. Diretor da Associação dos Advogados Trabalhistas do Paraná.

 

Palestrante em eventos no Brasil e exterior. Autor de textos, artigos e livros sobre Direito do Trabalho e tecnologia.

GIOVANNA LEPRE SANDRI

1a. Secretária da Associação dos Advogados Trabalhistas (AATPR) – Gestão 2023-2025.

Graduação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC-PR em 1997.

Pós-Graduação (Lato Sensu) em nível de Especialização em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho (1998) – pelo Complexo de Ensino Superior do Brasil – Faculdades do Brasil.

 

Pós-Graduação (Lato Sensu) em nível de Especialização em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho (2010-2011) – pelo UNICURITIBA.

 

Pós-Graduação (Lato Sensu) em nível de especialização no Novo Direito do Trabalho pela PUC-RS concluída em 2019.

 

Especialização em Relações Sindicais e Trabalhistas concluída em 2021 por Wilson Cerqueira Consultores Associados.

 

Vice-Presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB-PR.

 

Membro da 6ª Turma do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-PR.

Soraya Lopes Gonçalves

Conselho Geral

Advogada, graduada pela Universidade Federal do Paraná – UFPR.
Pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC/PR.
Mestre em Diritto del Lavoro e della Previdenza Sociale – Università di Roma.
Conselheira Geral da Associação dos Advogados Trabalhistas do Paraná – gestão 2021/2023. 

OLIMPIO PAULO FILHO

Conselho Fiscal da Associação dos Advogados Trabalhistas (AATPR) – Gestão 2023-2025.

Advogado. Formado pela UFPR em 1974. Formado em Letras Português, pela PUC-PR, em 1972.

 

Advocacia Cível e Criminal, nas comarcas de Pato Branco, Francisco Beltrão, Clevelândia, Coronel Vivida e Chopinzinho. Advocacia trabalhista e previdenciária, em Curitiba.

 

Diretor de Imprensa da ABRAT – Gestão 2014-2016.

 

Diretor do Conselho Fiscal da AATPR – Gestão 2017-2019.

 

Diretor do Conselho Fiscal da AATPR – Gestão 2019-2021.

 

Diretor Vice-Presidente da ABRAT – Região Sul – Gestão 2020-2022.

 

Diretor do Conselho Geral da AATPR – Gestão 2021-2023.

MARCO AURÉLIO GUIMARÃES

Presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas (AATPR) – Gestão 2023-2025.

Advogado Trabalhista.

Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Especialista em Direito do Trabalho pela IAP-PR, Especialista em Direito e Processo do Trabalho pela Faculdade de Direito de Curitiba, mestre em Direito Econômico e Social pela PUC-PR.

Professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná desde 1999.

Coordenador do curso de pós-graduação em Relações Laborais da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Professor convidado da Escola de Magistratura Trabalhista do TRT da 9ª Região, da Escola Superior de Advocacia da OAB-PR, Faculdade de Direito de Vitória/ES, Faculdade da Indústria – FIEP-PR e outras instituições de ensino superior.

ROBERTO PONTES CARDOSO JÚNIOR

Advogado formado pela Faculdade de Direito de Curitiba em 1990.

 

1° Secretário da AATPR 1995-1997.

Conselho Geral da AATPR – 2015-2017.

Conselho Fiscal da AATPR 2017-2019.

2° Tesoureiro da AATPR – 2019-2021.

1°Tesoureiro da AATPR – 2021-2023.

ANA PAULA PAVELSKI

Conselho Geral da Associação dos Advogados Trabalhistas (AATPR) – Gestão 2023-2025.

Mestre em Direito Empresarial e Cidadania pelo UNICURITIBA.

Advogada. Especialista em Direito e Processo do Trabalho pelo UNICURITIBA. Graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba – UNICURITIBA.

 

Professora de diversos cursos de Especialização em Direito e Processo do Trabalho.

 

Professora da graduação em Direito do UNICURITIBA. Professora da Escola da Magistratura do Trabalho – EMATRA 9ª Região. Professora do Curso Jurídico e de outros cursos preparatórios para Exame de Ordem e concursos.

 

Integrante do Conselho da Associação dos Advogados Trabalhistas do Paraná.

 

Conselheira Estadual da OAB-PR.

 

Árbitra da Câmara Nacional de Arbitragem Trabalhista.

LUIS ALBERTO GONÇALVES GOMES COELHO

1o. Tesoureiro da Associação dos Advogados Trabalhistas (AATPR) – Gestão 2023-2025.

Advogado. Especialista em Direito do Trabalho, LLM e Mestre em Direito Empresarial.

 

Professor de Direito e Processo do Trabalho nos Cursos de Pós-graduação do UNICURITIBA, da Escola de Direito da PUC-PR e na Escola Superior da Advocacia da OAB-PR.

 

Professor nos Cursos de Pós-Graduação em Direito Empresarial Aplicado e Análise Econômica do Direito e em Relações Trabalhistas e Negociações Sindicais das Faculdades da Indústria-IEL. 

 

1º Tesoureiro da Associação dos Advogados Trabalhistas do Paraná (AATPR), Presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB-PR (2022-2024) e Membro Conselheiro do Instituto dos Advogados do Paraná (IAP).

ALMIR ANTÔNIO FABRICIO DE CARVALHO

Conselho Fiscal da Associação dos Advogados Trabalhistas (AATPR) – Gestão 2023-2025.

Advogado. Mestrando em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG.

 

Especialista em Direito do Trabalho e Direito Previdenciário pela Escola da Associação dos Magistrados do Paraná – EMATRA IX.

 

Experto em Relaciones Laborales por la Universidad de Castilla-La Mancha/España.

 

Vice-presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas (AATPR) – Gestão 2021-2023.

Roberta Santiago Sarmento

Presidente

Advogada, formada pela Universidade Tuiuti do Paraná em 2002.
Pós-graduada em Direito do Trabalho pela Unicuritiba em 2004.
Especialista em Direito Processual do Trabalho pela Escola Superior de Advocacia – Esa em 2006.
Conselheira Geral da Associação dos Advogados Trabalhistas do Paraná – gestão 2013-2015.

Vice-Presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas do Paraná – gestão 2015-2017.

2ª tesoureira da Associação dos Advogados Trabalhistas do Paraná – gestão 2017-2019.
1ª tesoureira da Associação dos Advogados Trabalhistas do Paraná – gestão 2019-2021.
Membro da Comissão de Direito do Trabalho da OAB-PR – gestão 2017-2019 e 2019-2021.
Membro da Comissão de Direito Sindical da OAB-PR – gestão 2017-2019.

 

Presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas do Paraná – Gestão 2021-2023.

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